quinta-feira, 25 de abril de 2013

75 Anos de Superman


Aeeeeee galerinha tudo bem com vocês?
Essa semana iremos fazer um post especial com a comemoração dos 75 anos do herói mais icônico de todos os tempos, Superman. Personagem criado em meados de abril de 1938, pela dupla de quadrinistas Joe Shuster e Jerry Siegel na Action Comics #1 da editora Detective Comics a tão popular chamada Editora DC.


Superman foi o primeiro título de quadrinhos a utilizar a temática super-herói. Em sua capa se encontrava o super erguendo um carro para salvar uma pessoa e outras fugindo do possível acidente. Ali se iniciava uma nova era no mundo do entretenimento e Superman inspirou a muitos artistas e criando um novo gênero nos quadrinhos, o maior até hoje nos Estados Unidos.



A primeira origem contava do bebê Kal-el enviado por seus pais Jor-el e Lora do Planeta Kripton que estava prestes a explodir até o Planeta Terra. Chegando a nosso planeta, foi encontrado e adotado pelo casal Jonathan e Martha Kent, ganhou o nome de Clark  e cresceu na cidade de Smallville (Pequenópolis, no Brasil). Nos primeiros anos de vida seus pais adotivos notaram uma força descomunal para uma simples criança, a justificativa foi dada pelo fato de que em Krypton a gravidade é muito mais elevada que na Terra.
Super força foi o primeiro poder notado neste personagem, mas conforme crescia foi adquirindo novas habilidades como: pele impenetrável, visão de calor, super velocidade, super audição e supro congelante, inicialmente ele não podia voar como conhecemos hoje e sim saltar em distâncias. Nas mãos de outros criadores ganhou e perdeu outras habilidades, mas as já citadas foram as que permaneceram. Seus poderes provêm do sol amarelo do nosso sistema Solar e sua maior fraqueza é a kriptonita, um minério originado do seu planeta natal que chegou junto com ele na Terra, para ele se torna mortal se for exposto a sua radioatividade por muito tempo.



Com o passar das publicações, Superman ganhou novos títulos e participações. Foi fundador da Liga da Justiça ao lado de Batman e Mulher Maravilha. Na sua galeria de vilões se encontram os mais poderosos do Universo DC, o genial Lex Luthor, os extra-terrestes Brainiac , Apocalipse e Darkside, e outros como Metallo e Mitzplik.
Superman teve grande destaque não somente nos quadrinhos, ele ganhou séries animadas, jogos para vídeo game, seriados de tevê e grandes filmes para o cinema interpretado por Christopher Reeve nas década 70 e 80 de, imortalizando a imagem do herói no mudo todo e influenciando o próprio personagem nos quadrinhos, que com o tempo foi utilizado como inspiração para o rosto do personagem na mão de diversos artistas. Reeve foi tão importante pro cinema e pro personagem que surgiu a celebre frase “Christopher Reeve nos fez acreditar que um homem pode voar”.



Recentemente em 2006 tivemos uma nova adaptação de Superman no cinema vivida pelo ator Brandon Routh e dirigido pelo cineasta Bryan Singer. O filme não foi bem recebido pelos fãs , apesar de Routh lembrar muito o já falecido ator Christopher Reeve.
Agora temos uma nova chance da franquia nos cinemas ganhar força. Com um visual diferente e uma história mais madura. Entitulado Man of Stee (O Homem de Aço), temos o novo Superman interpretado por Henry Cavill e dirigido por Zack Snyder, com supervisão do aclamado Christopher Nolan, diretor da trilogia de sucesso de outro personagem da DC Batman. Abrindo uma grande possibilidade de levar as telas a maior equipe de super-heróis a Liga da Justiça, tentando bater de frente com a concorrente Marvel, que já está bem estabelecida no universo da sétima arte. O filme estreia em 14 de junho de 2013 nos EUA e 12 de julho no Brasil.



Superman é com certeza o maior personagem super-herói de todos os tempos. Não só por ser o primeiro do gênero, que só isso já justificaria essa afirmativa, mas também pelo poder que tem aquele “S” no meio do peito, que influencia o mundo todo, até os mangakas como Akira Toryama, fã confesso do azulão que já fez referências do personagem sem suas obras, um personagem no universo de Dr. Slump e o próprio Goku de Dragon Ball, que tem uma origem bem semelhante.
Bom pessoal. Espero que tenha gostado da matéria.  Ficamos por aqui e nos vemos semana que vem. Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário