quarta-feira, 17 de abril de 2013

Dica de Leitura
Love Hina


Aeeeeee galerinha! Tudo beleza com vocês? Espero que sim.

O post de hoje é uma dica de leitura. Falaremos hoje de um dos mangás do gênero “harém” de maior sucesso no Japão e no exterior. Estou falando de Love Hina, um mangá bastante engraçado e com personagens super cativantes, marca registrada do seu autor Ken Akamatsu.

Mas que raios é gênero Harém? O gênero Harém é um subgênero tanto do Shoujo (mangá focado para meninas) quanto para o Shounen (dedicado ao publico masculino juvenil). A maior característica desse gênero é que o protagonista, que normalmente é uma pessoa de baixa autoestima, que nunca se deu bem em um relacionamento, se vê no decorrer da trama, rodeado de pessoas do sexo oposto interessados nele.

  
Ken Akamatsu virou mestre em contar esse tipo de história. O autor publicou dois mangás antes de Love Hina, Itsudatte My Santa e Ai Ga tomaranai e atualmente está produzindo o mangá Mahou Sensei Negima! Mas foi Love Hina que lhe rendeu seu reconhecimento e sucesso internacional.

A história conta as desventuras do cativante, burro e atrapalhado Keitarô Urashima, um jovem de 20 anos que fora reprovado na faculdade de Tóquio, a Toudai, por duas vezes. O protagonista segue seu sonho de ingressar nessa faculdade devido a uma promessa de amor de infância, pois ele acreditava na lenda que dizia “quando duas pessoas que se amam vão juntos para a Toudai, elas serão felizes para sempre”. Porém para sua infelicidade essa promessa fora feita há muitos anos e Keitarô não se lembra mais do rosto de sua amada.



Keitarô recebe uma pousada de herança da sua avó, então ele imagina estar bem estabelecido para poder estudar e tentar novamente o vestibular. Só que essa herança deixou de ser uma pousada para virar uma espécie de pensão para garotas estudantes. É aí que a vida do herói muda completamente, antes ele quase não havia tido contato com garotas agora ele se encontra obrigado a conviver com várias de uma vez. Claro que ele não é bem recebido por elas, mas recebe a chance de ser aceito na vida dessas garotas.

Além de Keitarô, temos várias personagens que fazem mover a história. A mais importante delas é Naru Narusegawa, vira sua amiga de estudos e possível interesse romântico. Depois temos Mutsumi Otohime é tipo uma versão feminina de Keitarô, e que carrega um passado muito similar ao do protagonista.  Temos também a doce e meiga Shinobu Maehara, personagem que se apaixona logo de cara pelo protagonista. A fria e estudante de kendô, Motoko Aoyama que aos poucos também cai nas graças de Keitarô. A estrangeira e maluca por construir máquinas incríveis Kaolla Su. A interesseira e adoradora de saquê Mitsune Kono, apelidada de Kitsune, raposa em japonês. Haruka Urashima, tia de keitarô e administradora de uma casa de chá. Um outro personagem homem, Noriyasu Seta, professor de arqueologia da Toudai, ídolo de Keitarô , amor de Haruka e pai adotivo de Sarah McDougal. Não podendo nos esquecer do mascote principal da série, a tartaruguinha Tama.



Love Hina foi publicado pela editora Kodansha entre os anos de 1998 e 2001 publicado em 14 volumes no formato tankobon e ganhou uma série animada de 25 episódios em setembro de 2000 transmitida pela TV Tokyo, mais um OVA e dois especiais de para o home vídeo. No Brasil foi publicado pela editora JBC em 2007 em 28 volumes, a série também chegou a ser exibida no Brasil pelo canal pago Cartoon Network e na tevê aberta pela PlayTV.



Love Hina é uma ótima pedida de leitura leve e descompromissada. Você se apegará facilmente a vários personagens e se divertirá muito com as situações que Ken Akamatsu os coloca. Cenas hilárias de chorar de rir e até alguns momentos emocionantes. De modo geral é um mangá de comédia romântica e com algum apelo sensual, alguns exageros propositais na medida certa e muito divertido de se ler. Uma arte muito bonita que é marca registrada do autor. Não está livre de críticas, por vezes a história pode se tornar um pouco cansativa e repetitiva, mas nada que faça perder seu brilho. Recomendadíssimo de se ler.

Gostou da dica e ficou com vontade de ler?  Pois bem, a primeira tiragem no Brasil já se tornou difícil de encontrar, mas a JBC está relançando a obra e melhor ainda, no formato tankobon, a previsão está para abril.

Segue um link da editora para saber mais detalhes:

Deixem suas dicas, críticas e comentários. Isso nos motiva a fazer postagens cada vez melhores.

Um abração e a todos e até semana que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário