terça-feira, 9 de abril de 2013


Akira Toriyama




Com o novo filme de Dragon Ball Z com subtítulo Kami to Kami (Batalha dos Desus aqui no Ocidente) prestes a ser lançado no Japão , o nome Akira Toriyama volta a ser destaque em blogs e sites especializados. No último dia 5 de abril o autor completou 58 anos e traz consigo uma grande carreira como autor Magaká, designer para diversos jogos e é referência para inúmeros autores de Mangakás renomados dessa nova geração como Eiichiro Oda de One Piece e Masashi Kishimoto de Naruto.



Akira Toriyama nasceu em 5 de abril de 1955 na cidade japonesa de Kiyosu localizada na província de Aichi. Quando criança adorava desenhar cavalos, mas tanto fez isso que acabou perdendo o interesse. Os desenhos da Disney foram uma de suas inspirações como artista. Cursou a faculdade de arquitetura, trabalhou como designer gráfico dos 23 anos até aos 30 anos, largou a profissão para se dedicar ao seu trabalho como mangaká.

Sua vida como autor de quadrinhos



Toriyama frequentemente participava dos concursos que as editoras da época promoviam. Seu primeiro trabalho foi um mangá intitulado Awawa World que nunca chegou a ser publicado oficialmente, o mesmo aconteceu com Mysterius Rain Jack o seu segundo trabalho. No entanto, devido sua insistência, seu potencial foi reconhecido por Torishima, na época, editor assistente da Shueisha, que pedia-lhe para ir fazendo seus mangás que uma hora iria ser publicado.



Foi então que em 1978/79 foi publicada sua primeira história a Wonder Island que teve duas edições simples. Em 1979 teve novamente mais duas novas histórias publicadas a Today’s Highlight Island e Tomato.



Tudo mudaria no ano seguinte. Toriyama lança seu primeiro grande sucesso, Dr. Slump que conta as aventuras da androide Arale. O sucesso foi tamanho que o autor publicou essa história por cinco anos e que até lhe rendeu uma série animada, fato bem comum para mangás de sucesso.  Durante os anos de publicação de Dr. Slump, Akira desenhou também outros títulos de menor expressão.



Os anos 80 foram com certeza a época de maior inspiração do autor. Não bastava o sucesso de Dr. Slump que duraram cinco anos, Toriyama engatou um sucesso ainda maior, o tão aclamado e mundialmente famoso Dragon Ball, as aventuras do garoto com rabo de macaco, sua nuvem dourada e a busca pelas esferas do dragão.



O sucesso foi tão grande que rendeu 11 anos de publicação e quase 10.000 mil páginas em 42 volumes desenhados. Além de uma animação que durou muitos anos também, vários longa metragens, jogos e um grande merchandising. Como nem tudo são flores, um péssimo filme Hollywoodiano em 2009.

Character Designer de games







Não foi somente nos quadrinhos e animação que fizeram o nome de Akira Toriyama. O artista também foi convidado para fazer o caracter design de grandes jogos de sucesso como Dragon Quest, Chrono Trigger e o mais recente Blue Drangon que chegou ainda a render uma animação.
Por seu traço, Akira Toriyama pode não agradar a todos, mas não está somente no desenho seu talento, esse autor tem a capacidade em criar personagens carismáticos e icônicos que simpatizam qualquer um. Sem dúvida ele é um dos grandes artistas da geração passada e que conseguiu um grande feito, influenciou não somente os novos artistas do Japão, mas sim em todo lugar do mundo. Esse autor com certeza é um mestre para muitos artistas que hoje publicam seus trabalhos e aqueles que estudam para um dia chegar lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário