terça-feira, 2 de abril de 2013


Independência ou mortos


E aí galerinha. Tudo bacana com vocês?  Espero que esteja tudo ok. Caso não estiver, fica aqui meu desejo de que tudo melhore. Agora chega de papo vamos ao post dessa semana que será uma dica de leitura.
No dia 7 de setembro de 2012 foi lançado o Graphic Novel nacional “Independência ou mortos” pelo selo independente, Nerd Books, do grupo Jovem Nerd. Com roteiro de Abu Fobiya (pseudônimo do consagrado autor de Princesas do mar e Combo Rangers, Fábio Yabu, para suas obras mais adultas e obscuras) e com excelentes desenhos do ilustrador Harald Stricker, o Android.

A trama reconta a vinda da família real portuguesa ao Brasil com uma ótica bem diferente do que conhecemos. Nela vemos como foi que a família de Dom João VI fugiu da investida do exército francês de Napoleão Bonaparte e chegou em terras brasileiras deixando pra trás uma travessia de morte e sangue nos mares do Atlântico.



O protagonista dessa história é nada menos que Dom Pedro I, o Pedrinho Mão de Martelo. Ele que carrega a história principal até o desfecho do tão conhecido dia da Independência do Brasil.
Até aí nada muito diferente do que conhecemos nos livros de história. O que acontece é que no entre os fatos históricos o autor magistralmente inclui uma epidemia zumbi em terras brasileiras. De como chegou até aqui essa praga vinda de Europa, de como se espalhou e até o extermínio dos mesmos. Sempre respeitando personagens e fatos históricos.

Fica aqui meu parecer sobre dois personagens que se destacam. O Chalaça que acompanha do crescimento de Dom Pedro I da infância até sua maioridade, tornando-se seu mentor e braço direito. E o negro escravo Tigre, um homem extremamente forte e honrado, que auxilia o príncipe português no combate aos zumbis.
Apesar da grande campanha de propaganda que os produtores e autores fizeram sobre essa obra, eu não havia criado grandes expectativas. Pode ser que ainda eu tenha um pouco de preconceito com trabalhos nacionais, mas dou minha cara à tapa se algum dia eu tivesse feito mau juízo por esse motivo.



A história está muito bem contata, além de cenas e diálogos marcantes e que se valorizam ainda mais com o belo trabalho do ilustrador Harald Stricker, que apesar de assumir ser seu primeiro trabalho com quadrinhos demostrou muita habilidade narrativa e carinho especial com cada quadro desenhado.




Outro ponto de destaque é o acabamento da revista. Capa dura com impressão especial e o miolo com papel de qualidade. Todo esse cuidado vale o preço cobrado, pois teremos uma obra pra ser guardada entre as nossas pequenas relíquias pessoais entre outras grandes obras.


Fico muito contente de divulgar essa obra, recomendo que leiam e releiam. E fica o incentivo aos produtores de quadrinhos nacionais e estudantes. Nunca deixem de tentar alcançar seus objetivos, já que a cada dia que passa, vemos que temos tanta qualidade quanto os autores de outros países mais populares e tradicionais na nona arte.


Especificações da Obra


Título: "Independência ou Mortos"
ISBN: 9788591327720
Páginas: 160
Capa dura, miolo em papel couché
Arte do miolo em preto e branco
Autor: Abu Fobiya
Ilustrador: Harald Stricker
Arte-Finalistas: Victor Estivador, Vilmar Rossi Júnior, Michel Borges, Evandro Bertol

Onde comprar?

http://www.nerdstore.com.br/produto/livro-independencia-ou-mortos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário